domingo, 30 de dezembro de 2012

RÉVEILLON

A virada de ano é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo. O principal motivo que explica essa comemoração talvez seja o fato das pessoas tomarem para si o sentimento de renovação, na esperança de que o ano seguinte será melhor do que o anterior.

A comemoração pela passagem de ano já era feita desde 2000 a.C, na Mesopotâmia. No entanto, os calendários dos povos da antiguidade obviamente eram diferentes do calendário gregoriano, assim, cada povo comemorava o ano novo em uma data. No ocidente, a prática de comemorar o ano novo surgiu através de um decreto do governador romano Júlio César, em 46 a.C, no qual estabeleceu o dia 1º de janeiro como o dia do ano novo.

A comemoração da virada de ano é chamada de réveillon. Este nome é uma derivação do verbo francês “réveiller”, que significa “despertar”. O fato relacionado à tradição das pessoas usarem roupas de cor branca, é proveniente da cultura africana, na qual o branco simboliza a paz.

No Brasil, em especial no Rio de Janeiro, a comemoração do “réveillon” começou nas praias começou como uma festa religiosa onde os adeptos da Umbanda e do Candomblé se reuniam vestidos de branco para festejar o dia de Yemanjá. Isso nos anos 30, 40, 50, 60 e 70.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.